Área de AplicaçãoLocalizaçãoContato
Rubber Cord (Fios aderisados)
 

Internamente denominados “Fios aderisados” – termo originário do francês “fils adhérisés” e no mercado também conhecidos pelo termo em inglês: Rubber Cord.

São cabos compostos por fios de vidro (filamentos) recobertos com borracha. Diferentes tipos de vidro (E, S2) e diferentes tipos de borracha (CR, CSM, EPDM, HNBR, NBR, SBR, TPE) podem ser combinados visando atender os requisitos técnicos da aplicação final. Após o banho de borracha os fios são torcidos para formar o cabo; no caso do produto para correias sincronizadoras, o cabo é formado por 13 fios.
O fio de vidro garante resistência excepcional e estabilidade dimensional ao produto por isso é utilizado mundialmente pelos fabricantes de correias tanto para aqueles que fornecem diretamente para as montadoras de automóveis (OEM-Original Equipment Manufacturer) quanto para atender o setor varejista (Aftermarket).

Estas características são fundamentais nas correias sincronizadoras (correia dentada) tanto para automóveis como para máquinas industriais em geral.

A Porcher do Brasil produz cabos de fios de vidro (tipo E) recobertos com borracha CR (policloropreno). Fornece para os principais fabricantes de correias sincronizadoras, atendendo fábricas no Brasil e em outros países (Argentina, Alemanha, China, México e Estados Unidos).

 

Na usina de Sovoutri, na França, são produzidos cabos com filamentos de vidro + borracha (HNBR, CSM, alto módulo, etc.), para correias sincronizadoras; fios com acabamento RFL para uso em perfis de automóveis (setor de estanqueidade) e fios sintéticos com acabamentos especiais para segmento de mangueiras industriais e automotivas.

Os fios produzidos no Brasil são feitos a partir de vidro EC9 110 Z20 e policloropreno (no mercado conhecido pelo nome comercial “neoprene” – da DuPont Performance), são torcidos com aproximadamente 80 torções/metro (sentido S e Z), atingindo título final em torno de 1800 tex . Exemplos de construções: 110 x 3 x 12, 110 x 1 x 3, 110 x 1 x13 tex.
Todas as remessas são acompanhadas por Certificados de Qualidade. Todos os lotes passam por Análises de Laboratório que fazem parte da rotina do Laboratório de Controle da Qualidade (Certificação ISO 9001:2008).

Parâmetros controlados pelo Laboratório: Torção, Título, Equilonguer, Diâmetro, Perda ao fogo, Carga de Ruptura, Alongamento à Ruptura e Aderência.

Orientação sobre uso e manuseio dos fios de vidro + borracha:

 
  Av. Caetano Ruggieri, 4153 - Itu - São Paulo - fone 55 11 4023-1966